26/08/2009

ALEGRIA...


Procure a alegria em si mesmo
Swami Ramdas



Se buscarmos a felicidade nos objetos sensíveis, não pensemos que ela virá sozinha. A infelicidade a seguirá inevitavelmente. É preciso, pois, preparar-nos para as duas.

A alegria vinda das coisas materiais está sempre misturada com a tristeza e não poderia ser de outra forma. Todos já tivemos essa experiência. Porque é preciso ultrapassar as atrações e as repulsões, entrar em nós mesmos e encontrar aí a fonte da alegria para, em seguida, considerar o universo inteiro como divino, repleto de paz e alegria.

Não devemos odiar ninguém; nosso amor deve dirigir-se a todos com a mesma intensidade. Que estado sublime será o nosso, então! É para isso que estamos aqui embaixo, e não para ficar limitados a este corpo, chamando alguns de amigos e outros de inimigos, com o mental sempre atormentado por desejos e pensamentos que o queimam sem cessar.

Por mais que sejamos ricos e providos de tudo, enquanto nosso mental não estiver ‘conciliado’ com Deus, a Verdade que tudo impregna, teremos sempre acessos de desânimo, de temor ou de tristeza. E isso acontece com todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário