31/08/2009

PERDOAR OU NÃO PERDOAR....



A maior parte das pessoas aprende exactamente como os cães: através de reforços positivos ou negativos, ou seja, de consequências agradáveis ou desagradáveis para as suas acções. Idealmente, isto não seria assim, e as pessoas teriam empatia, ética e racionalidade suficientes para perceber que uma atitude é errada mesmo que as consequências imediatas sejam positivas — como, por exemplo, ao roubar alguém. Mas tal não acontece. Se uma pessoa faz algo “mau”, como causar sofrimento a outros, e é “recompensada” por isso, fará o mesmo ou pior no futuro. E não falo de casos patológicos extremos, mas da generalidade das pessoas.


Por outras palavras, se alguém te trata mal e tu deixas passar, a pessoa tratar-te-á ainda pior no futuro. Não vale a pena pensares que a pessoa, “magicamente”, se vai aperceber do seu erro. Isso é coisa de contos de fadas. Se a pessoa for minimamente normal — e, mais uma vez, não me refiro a uma pessoa anormalmente cruel ou autista —, vai inconscientemente ser “treinada” para o facto de que as coisas correm bem — ou, pelo menos, não há consequências indesejáveis — ao magoar-te, ao fazer-te mal, ou ao usar-te de alguma forma.

Isto tudo para dizer que, muitas vezes, perdoar os outros não é uma coisa boa. Porque ao fazê-lo só estás a “treiná-los” para te continuarem a magoar impunemente.

Oh, claro, perdoa alguém que erra, se apercebe disso, o admite, e faz por corrigir o seu erro. Sem dúvida. Não estou a falar desses casos. O que eu sugiro é isto: não perdoes quem te fere e não se apercebe minimamente de que fez uma coisa errada. Mesmo se a confrontares com isso, mesmo se falares com ela, vai recusar-se a ver, porque o que aprendeu, aquilo para que foi “treinada”, é precisamente o oposto do que lhe estás a tentar dizer.

Essa pessoa claramente não aprendeu — ou “aprendeu” precisamente a coisa errada —, não vai aprender, e é alguém que, se tiveres alguma auto-estima, não deves desejar que continue na tua vida.

Talvez um dia essa pessoa abra os olhos, aprenda, e mude a sua atitude. Mas não esperes sentado.

E, sim, eu falo por experiência própria, porque a minha tendência é sempre desculpar os outros, deixar passar, etc.. — e só me dei mal com isso. Aprender isto foi uma das lições mais difíceis da minha vida… mas mais vale tarde que nunca.

Pedro Timóteo

1 comentário:

  1. Não vou comentar o texto... vou comentar o geral!
    Fiquei muito feliz ao ver esse blog, pois quando conheci voce, mal sabia usar o msn, como eu também não sabia nada de internet!
    E hoje ao chegar aqui, nem acreditei no que estava vendo... se era mesmo seu!
    Querida mana, como voce evoluiu!!
    Esse blog está muito lindo! PARABÉNS QUERIDA!!
    Te amo muito querida mana!! beijos!!

    ResponderEliminar