03/11/2009

Miriam Makeba mais conhecida pela "Mamã Àfrica"


Miriam Makeba faleceu aos 76 anos vítima de uma paragem cardíaca depois de participar numa apresentação de apoio a Roberto Saviano, o escritor italiano ameaçado de morte pela Camorra pelo seu livro "Gomorra', sobre a máfia napolitana. Está prestes a fazer um ano da sua morte.

Obrigada a deixar o país pelo regime do apartheid após a sua participação num filme que denunciava a segregação branca na África do Sul, Makeba viveu 31 anos no exílio, principalmente nos Estados Unidos e Guiné. Conhecida como "Mama África", a artista retornou à África do Sul no início dos anos 90, depois da libertação de Nelson Mandela.
"Ao morrer, estava a fazer o que melhor sabia fazer. Nas palavras dela mesmo, amava a música acima de tudo, e ficava sempre feliz quando estava no palco a cantar", disse o ministro da Cultura, Pallo Jordan.
O ministro elogiou Makeba como "uma mulher cujo nome se tornou sinónimo da luta mundial pela liberdade na África do Sul".
Miriam Makeba nasceu em 4 de março de 1932 em Johannesburgo. Começou a cantar nos anos 50 com o grupo "Manhattan Brothers" e em 1956 compôs "Pata, Pata", a canção que seria seu maior sucesso.
Aos 27 anos deixou a África do Sul pela carreira e teve a entrada proibida no país pelo compromisso com a luta antiapartheid, incluindo a participação no filme "Come back, Africa".
O exílio durou 31 anos, em diversos países. A cantora fazia muito sucesso, mas o seu casamento em 1969 com o líder dos Panteras Negras Stokely Carmichael, do qual se separou em 1973, não agradou às autoridades americanas, que a forçaram a emigrar para Guiné.
Depois da morte da filha única em 1985, voltou a viver na Europa, mas em 1990 Nelson Mandela convenceu-a a retornar para a África do Sul. (AFP)
Aqui fica a minha homenagem a essa grande mulher sul africana e do Mundo. Em complemento vejam esse vídeo da "Mama África"~com o cantor Paul Simon.


4 comentários:

  1. És uma africana nata e de bom gosto, grande voz dessa senhora, esses ritmos africanos são o máximo!...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga ouvir essa musica de fundo do teu blog é um regalo para meus ouvidos, quanto a Miriam Makeba será sempre a grande senhora de África...
    bjo grande bem haja pelas musicas lindas

    ResponderEliminar
  3. Felicidade;

    Tive o prazer e a felicidade de ter conhecido e falado por breves momentos com esta Grande Senhora, nos anos 90 numa reunião para a defesa dos direitos da Mulher Africana na ONU de Genebra.
    Fiquei impressionadissimo com o seu elevado grau cultural (nós que sempre pensamos que os cantores só sabem cantar) e humanismo que ela transmitia.
    Parabéns Fátima, por esta bela Homenagem a uma Mulher que bem a merece.
    bjs,
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  4. Miriam Makeba é daquelas pessoas que nunca irão desaparecer, pela sua bela voz, belas canções mas principalmente pelo seu grande humanismo.
    Bela homenagem.
    Bjo
    Carlos

    ResponderEliminar