02/11/2009

O povo índio e o respeito para com a natureza




Na aldeia dos guajás, um antigo costume da tribo é a adopção de pequenos animais órfãos. Porcos do mato, quatis, macacos, preguiças e aves são criados como se fossem da família.


Conforme acreditam, esta é uma forma de se retribuir à Natureza por tudo o que ela nos oferece. Uma forma de se reverenciar a Vida.

Alguns corações são mais humanos do que outros.

É preciso pôr-se de joelhos, reverente, para poder escutar o Silêncio. O Silêncio que nos possibilita reparar as coisas mais simples, e valorizar o que é belo...

E o que nós, “civilizados”, sabemos sobre a Bondade, a Compaixão, sobre a grandeza espiritual,...

Os animais adoptados pela tribo se tornam intocáveis, jamais sendo mortos, ganhando a condição de bichos de estimação.

Breve é a nossa passagem por esta vida terrena. Ontem chegamos, hoje nos banhamos no Rio da Vida, amanhã partiremos.

O Rio da Vida já corre há muito antes do nosso nascimento, e continuará a fluir, indiferente, após a nossa partida.

Uma breve fatia de tempo nos é destinada. Aquilo que plantamos, colheremos. Ontem chegamos, hoje sonhamos, amanhã onde estaremos?

E qual será a colheita que o dia de amanhã nos reserva? Basta olhar o que hoje fazemos...

De que terá servido a nossa breve vida terrena, se não formos capazes de enxergar a centelha divina que reluz em cada ser vivo e que nos remete ao nosso Criador único?...

O mundo espiritual deles, algo misterioso e milenar, simplesmente os rodeia. É tangível. Não dá para explicar mais do que isso... “A vida do índio é de certo modo uma ininterrupta cerimónia espiritual".

São um povo para o qual o idoso é o dono da história, o homem adulto é o dono da aldeia, a mulher, a dona da prática das tradições no dia-a-dia e da casa, e a criança...

...”e a criança, a dona do mundo. Uma criança de uma aldeia índia goza da mais plena liberdade que já pude testemunhar. E isso está no seu rosto o tempo todo.” Orlando Villas Boas”

1 comentário:

  1. Cito "São um povo para o qual o idoso é o dono da história, o homem adulto é o dono da aldeia, a mulher, a dona da prática das tradições no dia-a-dia e da casa, e a criança...
    ...”e a criança, a dona do mundo. Uma criança de uma aldeia índia goza da mais plena liberdade que já pude testemunhar. E isso está no seu rosto o tempo todo.” Orlando Villas Boas”

    E somos nós o povo "civilizado".... lindo texto!!...
    Bjo

    ResponderEliminar