13/11/2009

«O pão é a vida»… sobre a fome no mundo!!!


Cada dia, morrem
por causa da fome,
24 mil pessoas.
10% das crianças,
em países em
desenvolvimento,
morrem antes de
completar cinco
anos de idade

É escandaloso, mas segundo o World Food Programme da ONU (Programa Alimentar Mundial – PAM), por consequência da recente crise económica, a alta nos preços dos alimentos levou mais 105 milhões de pessoas a passarem fome na primeira metade de 2009, fazendo o número total de famintos no mundo aumentar para mais de um bilhão).

Sim, mais de 1 bilhão de pessoas têm dificuldade para conseguir uma refeição satisfatória e tal informação trata-se de uma afronta para todo o mundo, afinal estamos diante de uma catastrofe humana que urge por uma solução.

É estarrecedor saber que para salvar o capitalismo mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo e não recebem nem 1% dos recursos utilizados. Nisso vemos que estamos vivendo uma crise mundial de valores éticos, onde a vida humana tem sido vilipendiada.

O director-geral da FAO, Jacques Diouf, pediu aos líderes mundiais para combaterem a fome com a mesma energia e intensidade com que têm enfrentado a crise financeira.

Ele afirmou que o mundo tem a capacidade técnica e económica para erradicar o flagelo, mas falta vontade política.

A região do planeta que mais sofre com a fome provavelmente será a África, onde a situação parece a cada dia piorar apesar da ajuda humanitária.

Os poderosos (países), sabem melhor do que nós o que deveria ser feito, mas esses... estarão mais interessados em fornecer os meios (bélicos) que alimentam sim, a tragédia.




Crianças da fome
Sentida de perto
Crianças morrendo
de fome chegando
Armas em punho matando crianças
Crianças morrendo de fome no mundo
Guerras impunes e comida faltando
Nos pratos de muitos, comida sobrando
Nos pratos de outros nem migalhas raspando
Estas crianças, aqui perto morrendo
E nós aqui parados olhando
Enterrando estes corpos
E nada fazemos
Sofremos sentidos que a falta da fome
Que falta no mundo
Também é nossa e me culpo!!!

(Francisco Albano Boscatto)

1 comentário:

  1. É um flagelo a nível mundial e o que mais me revolta é que em certos países onde a fome mata milhares, os governantes, vivem no maior luxo na maior riqueza, indiferentes ao que se passa com seu próprio povo.
    Bjo

    ResponderEliminar