13/05/2011

JAPÃO um exemplo para Portugal....


Os terríveis e tristes acontecimentos no Japão são muito sérios e preocupantes. Deles nós devemos retirar valiosas lições de vida. E quem nos ensina, neste momento, é o povo japonês, castigado e atacado por um facto de magnitude épica.
Em meio aos destroços de cidades e vilarejos arrasados e diante da escassez de comida e de água, os japoneses mantêm a ordem e a organização social. Fazem fila para conseguir um bolinho de arroz nos abrigos e alguns litros de querosene nos postos de combustível. Não há assaltos a lojas, nenhum roubo. Ninguém ousa se colocar numa posição melhor do que a dos demais, tirando alguma vantagem, qualquer que seja.
Mas o Japão é a “terra do sol nascente”. De um povo que acredita sempre na reconstrução. Que não perde a esperança, jamais. Este é o ensinamento que nós, portugueses, devemos aprender. Ao invés de cair no desespero, de permanecer prostrados e ficar lamentando e reclamando disso ou daquilo, deveríamos nos espelhar na força e na garra do povo japonês, que não teme o futuro, mas nele crê, como um dia melhor, sempre.
Em Portugal assistimos todos os dias a pessoas que furam as filas nos centros de saúde, nas filas dos hipermercados, nas filas dos transportes públicos, sem um pedir de desculpa, com licença, ou desculpe pelo incómodo.
Quando um povo tem humildade e respeito, somos capazes de pensar nos outros, nos seus sentimentos, nas suas necessidades. Quando zelamos pela vida como um todo, somos cuidados e respeitados. Quando penso primeiro em mim e só cuidar de mim, só tenho a perder. Tudo na vida é transitório, nada é completamente seguro neste mundo, tudo pode ser destruído num instante e reconstruído com muito esforço novamente.

 Os portugueses para saírem desta crise têm de reaprender a ser solidários, pacientes e aprender a sofrer colectivamente. A grande lição que os japoneses deram ao mundo foi que a solidariedade leva à ordem, que a paciência leva à tranquilidade e que o sofrimento compartilhado leva à reconstrução.
Como eu gostaria que o povo português desse o exemplo, como o dado pelo povo japonês, em termos de solidariedade, de bravura, dignidade, de humildade e de respeito pela sua memória colectiva, de forma, a podermos desmontrar ao mundo que, não necessitamos de nos subjugar, a troikas, a bancos, a agências de rating, nem a baronesas, nem barões venham eles donde vierem.

Que Deus interceda em favor do bravo povo japonês. Um povo amigo e que merece um destino vitorioso. Uma nação que é a prova mais evidente de que, para o ser humano, a vida é um eterno recomeço.

Sem comentários:

Enviar um comentário