24/10/2009

Austrália e seus corais...





O nosso planeta nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os cinco continentes formavam um só, chamado Pangéia. Há 140 milhões de anos, esse supercontinente se dividiu em vários blocos, que se deslocaram com o tempo até formarem os continentes de hoje. O menor deles, a Oceania, é formado por centenas de ilhas e a gigante Austrália, um lugar onde a vida evoluiu separada das grandes massas de terra.

Longe dos grandes continentes, a Austrália pode ser considerada um lugar muito especial em termos de vida selvagem. Quando você ouve falar no país, que bicho lhe vem à cabeça? Um canguru? Um grande crocodilo? Esses bichos podem até simbolizar a fauna australiana, mas existem muitos outros. Das 800 espécies de aves, quase a metade só existe em Cairns. Mais de 80% dos mamíferos não vivem em outro lugar.
Já o mar... Bem, o mar é um capitulo à parte. Nele são descobertas novas espécies todos os anos. É uma coleção muito especial de formas de vida. Tanto que o único organismo vivo do planeta - que pode ser visto até do espaço - é a Grande Barreira de Corais australiana. Do alto, uma cicatriz da vida.
Qual é a sua cor preferida? Azul? Mas qual tom de azul? Sobre a barreira de corais, a natureza economizou na cor e abusou dos tons. A Grande Barreira de Corais se estende por 2,3 mil quilômetros na costa leste australiana.






O esqueleto de corais está crescendo cada vez menos na Austrália
A explicação mais provável, embora ainda não comprovada, envolve a acção do aquecimento global. É que, para aumentar seu esqueleto calcário, os corais precisam retirar minerais da água marinha. Com o mar mais quente e mais ácido, no entanto, graças ao aumento do gás carbônico dissolvido nele, esses minerais ficam menos disponíveis para o organismo dos corais. O processo é preocupante porque uma infinidade de seres vivos depende da saúde dos recifes para continuar a existir.



4 comentários:

  1. Estas fotos lembram que há lugares na terra que ainda são autenticos paraísos. Os corais são lindissimos e o arco-íris, mora lá no fundo.
    Um bj .
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Cara Felicidade (gostei imenso do nome):

    As fotos maravilhosas, acompanham um texto muito bem construido e que nos mostra que ainda vamos a tempo de salvar o Planêta, se todos tomarem consiência que deveremos todos remar para o mesmo lado no que se refere à natureza.

    belo post.
    bjs, Osvaldo

    ResponderEliminar
  3. É verdade Graça, felizmente ainda existem lugares maravilhosos neste nosso planeta, bela frase "o arco-íris mora lá no fundo"!!!
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Osvaldo pelas suas palavras, tenho fé que ainda poderemos salvar a natureza, existe muita e boa gente interessada nisso para bem de todos nós, é preciso que os humanos saibam apreciar o que de tão belo existe ao nosso redor e não contribua para a sua destruiçao, havendo amor e respeito acho que se consegue.
    Bjo amigo

    ResponderEliminar