02/10/2009

Criança é AMOR, PUREZA... como lidar com esse ser maravilhoso!!!


Todos sabemos que um elogio faz maravilhas pelas pessoas. O excesso de crítica pode resultar em uma criança exageradamente autocrítica, que teme assumir os riscos que levam ao sucesso.


Há a forma certa e a errada de elogiar. A maioria dos pais costuma fazer críticas bem detalhadas e elogios vagos, do tipo "és uma criança maravilhosa". Tais observações produzem brilho temporário, que logo desaparece.

É necessário, então, ser específico. Explique porque um acto é digno de elogio. Em vez de dizer "és tão corajoso", diga: "Sinto orgulho do modo como subiste de novo na bicicleta depois do tombo".

Sendo mãe ou pai, você deve saber melhor do que ninguém o que é importante para seu filho - talvez música, desporto ou alguma disciplina na escola. Se não sabe, não há nenhum problema em perguntar.

Tendo em vista que a criança não pode absorver tudo de uma só vez, dose os elogios em quantidades pequenas, mas freqüentes. Cem sessões de elogios de um minuto cada uma, são muito mais eficazes do que cem minutos seguidos de elogios de uma única vez.

Quando o tempo é curto, as mães geralmente se concentram "no que é importante" (saber das novidades, ajudar no trabalho de casa etc.); no entanto, as crianças anseiam por algo mais: bons momentos ao lado da mãe.


Não é necessário enorme quantidade de tempo, apenas espírito brincalhão, disposição para fazer com que o dever de casa se transforme numa brincadeira, ou que a tarefa doméstica vire um jogo.

Ser mãe é grande tarefa, mas não é um fardo. Às vezes, você precisa ser um pouco "menos" responsável; isto é, deixar as exigências de lado e se divertir com as crianças, isto se aplica tambem ao pai!!!

Crianças com treinamento emocional desenvolvem o que os psicólogos chamam de "inteligência emocional". Assim sendo, têm mais chance de ter êxito na vida, pois desenvolvem a capacidade de obter as necessidades alheias, interagir bem com as outras pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário