15/10/2009

Seres preconceituosos ou racistas....



A meu ver acho que são pessoas com um vazio espiritual muito grande, são pessoas que não acordaram para a realidade e o tempo em que estão a viver, não podemos dizer que são felizes porque a pessoa que é feliz vive bem consigo mesma e com todo mundo, sendo assim são pessoas que são deprimidas e que buscam elevar a sua auto-estima tentando colocar as outras para baixo, são como vírus que são fracos e fáceis de se eliminar, essas pessoas aparecem no meio da sociedade, colocam suas idéias racistas e são logo ignoradas por todos, perdendo assim a sua força e caindo na realidade, ou então continuam a vida inteira sendo alvo de desprezo e ridicularização...


Não acho que é uma doença e sim um comportamento de uma pessoa sem respeito pelo próximo e pobre de alma.Pessoas que não sabem que tudo na vida está ligado e tudo que fazemos tem o dedo de outras pessoas para que possamos viver melhor desde o momento que nascemos. A vida de uma pessoa depende de cada um em todos os momentos directamente ou indirectamente sem mesmo sabermos que precisamos.Por isso racismo e preconceito são coisas inúteis e crime. Mas acredito que um dia essas pessoas preconceituosas e racistas caiam na realidade e desçam do pedestal para ver o mundo da forma certa.

Do meu ponto de vista existem dois tipos de preconceito: preconceito por ignorância e preconceito por estupidez.

O preconceito por ignorância, na minha opinião, pode ser combatido/resolvido com o diálogo, com a aprendizagem, com a partilha de conhecimento/informação e graças fantásticas novas tecnologias e liberdade de expressão hoje em dia podemos solucioná-lo sem grandes esforços.

O preconceito por estupidez, nos dias que correm, é, para mim, o que ocorre com mais frequência. Existe uma grande diferença entre estupidez e ignorância. A última creio que é precedida por vários factores socio-económicos que impossibilitam ou dificultam o acesso ao conhecimento/informação, ao passo que a primeira é por vontade própria, por limitações que o(s) individuo(s) impõem a si próprios.

Como eu não tenho tolerância para estupidez abomino toda e qualquer manifestação da mesma.

Aprendi uma grande lição, tento não criticar aquilo que não conheço, porque amanhã, eu posso me apaixonar por aquilo e como fica tudo o que eu disse?! Isso tudo também me fez amadurecer em outro ponto, o de tolerar pessoas preconceituosas que vêm com comentários irónicos ou ofensivos, porque sinceramente, não vale a pena tentar explicar as coisas para quem não quer entender. Que cada um aprenda por si mesmo.

Aprendamos a respeitar cada povo e sua cultura, aprendamos a ser humildes... aprendamos a ser HUMANOS!!!

9 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente o que quis dizer amiga, te dou razão a 100%, quanta ignorância ainda existe no ser humano, quanto sarcasmo, quanta maldade, para quê? Não teremos todos o mesmo fim?
    Bjo linda

    ResponderEliminar
  2. Preconceitos contra raças, povos e suas culturas é inadmissível!
    Por vezes se trata de pura ignorância.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é assim que ainda muitos se regem, enquanto assim for como poderá haver respeito, educação, amizade etc......
    A vida, a natureza é tão linda para perder tempo com a falta de educação ou ignorância de alguns!
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu texto, o que realmente interessa é que a superioridade (intelectual) de muitos, supera a ignorância (ou pura burrice) de poucos!...
    Bom fim de semana
    Bjitos

    ResponderEliminar
  5. Para já os meus parabens pela forma subtil e educada como abordas este "assunto", pois é nós portugueses até somos conhecidos por termos brandos costumes, somos um povo pacífico (comparado a muitos outros)mas no que toca a xenofobia, preconceitos e racismos para com outro povo ou nação alto lá, não se trata de guardarmos ressentimentos, mas sim de termos dignidade, honra em sermos quem somos, amor e respeito à Pátria, a barata é que se deixa pisar por qualquer um!
    Um abraço Ana

    ResponderEliminar
  6. è isso aí amiga, como se diz "quem não se sente não é filho de boa gente", as acções estão para quem as pratica não é mesmo?
    quem no fim sai ridicularizado com certas atitudes? a própria pessoa que as cometeu, o melhor mesmo é isso "Aprendamos a respeitar cada povo e sua cultura, aprendamos a ser humildes... aprendamos a ser HUMANOS!!!"
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todos pelo carinho, aos que votaram aos que comentaram aos que leram, obrigada pela forma sempre simpática e correcta como o fazem!!!
    Para todos um beijo e sejam sempre bem vindos!!!

    ResponderEliminar
  8. De muito longe visitei este blog e logo fiquei encantada com os vários temas que aqui são expostos, os meus parabens e virei sempre que me for possivel fazer uma visitinha.
    Um beijo de amizade
    P.S. Tambem sou louca por crianças e animais, nisto estarei melhor do que a Ana, estou rodeada da natureza bela! Compreendo as suas saudades por África.

    ResponderEliminar
  9. Mara obrigada pelo carinho, seja sempre bem vinda, é um prazer tê-la como amiga no meu blogue.
    Bjo de amizade e carinho

    ResponderEliminar